Corte da lua

20.3.15
Uma foto publicada por Coração Alecrim (@coracao.alecrim) a

Desde o Verão que o meu cabelo entrou em declínio.
Depois da trombose e quando comecei a tomar a medicação o cabelo começou a cair aos magotes pelo ralo da banheira abaixo. A determinada altura numa fotografia reparei que se via o topo do couro cabeludo em cima. A coisa estava mesmo feia. Já não tinha cabelo comprido, mas sim uns fios pendurados que eu insistentemente mantinha presos no topo da cabeça.
Cortei. Mas não foi solução. Não estava satisfeita com o corte, mas acima de tudo com o aspecto do cabelo que estava cada dia pior. Pouco e muito fino, sem brilho, começou a ganhar oleosidade, coisa que eu nunca tive e a única ideia que me passava pela cabeça era rapar tudo.

Até que no outro dia vi no FB do Coração Alecrim o Corte da Lua, feito lá pela Branca Savedra. Não fazia a menor ideia do que aquilo era, mas tentar não custa e sinceramente já não havia muito a perder.
Contactei a Branca e fiquei a perceber um pouco mais sobre o método. Percebi que respeitava o ciclo da Lua e que em cada uma das fases haveria um objectivo de saúde capilar.



Depois o próprio método que a Branca usa, com cortes muito pequenos e sempre perpendiculares à raiz do cabelo, em que todo o cabelo é meticulosamente cortado, não tem como objectivo nenhum tipo de styling mas sim encontrar e respeitar a forma original do cabelo deixando-o crescer na forma que lhe é mais natural.
Fiz há 2 dias atrás, não sei se vou ou não obter resultados (há depois outros cortes a fazer noutras fases), mas o que é certo é que a função placebo já está a funcionar porque já o vejo mais bonito. Deixei de usar produtos de styling e o shampoo que uso neste momento é de plantas, sendo que pretendo espaçar as lavagens que neste momento são excessivas.
Se há um cabelo natural bonito porque havemos de estar sempre a tentar fazer dele aquilo que ele não é?
Se estiverem interessados em saber mais sobre o método, contactem a Branca através do mail: branca.saaba@gmail.com

2 comentários:

  1. Eu lavei o cabelo com sabão azul e branco durante uns anos e o meu cabelo ficou muito mais forte e saudável, fiz isso uns anos antes de ser mãe pela primeira vez e depois da Rita nascer o meu cabelo ficou cada vez mais forte e saudável, não tenho a certeza se foi por causa do sabão mas acho que ajudou a perder a oleosidade e ganhar volume. Tinha cabelo fraquinho e lambido e fiquei com uma bela juba forte e saudável. Boa sorte e obrigada pela partilha, adorei conhecer a Coração Alecrim na minha ida ao Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sério Alexandra? aquele sabão em barra? no cabelo, nunca tinha ouvido falar...olha que sou bem capaz de experimentar, ando assim como que capilarmente desesperada!

      Eliminar