portugal vs o resto do mundo

7.8.07

PICT3612, originally uploaded by rapariga como eu.

quando era criança o meu pai viajava muito e para países que naquela altura não era vulgar as pessoas conhecerem.
eu achava aquela coisa das viagens e dos aeroportos o máximo e quando aos nove anos o meu pai me convidou para ir com ele a espanha, eu respondi: "aqui ao lado? eu quero é ir para o estrangeiro!"
lembro-me também do aspecto cansado que trazia quando saía do avião e de sempre que regressava a casa dizer que quanto mais viajava, mais gostava de portugal...
pois eu não quero ser mesquinha, mas nós temos algumas coisas realmente fantásticas, desde a nossa paisagem que cada vez tenho mais a certeza ser única, à comida boa a barata que se arranja um pouco por todo o país, a uma cultura generalizada no que diz respeito a música, literatura e cinema...sim, porque na maioria dos países aonde vou reina um pouco a azeiteirice, a música mtv e o conhecimento geográfico do próprio país, que parece ser suficiente para a maioria dos ingleses, espanhóis, americanos, etc. aqui ainda não consegui descobrir um único cinema, começo a duvidar que exista sequer, tendo em consideração a quantidade de filmes que passa na televisão o dia todo.
a nossa costa é do mais variado e bonito que há, o nosso tempo é agradável, temos o artesanato mais fantástico que existe e com características que são mesmo nossas, temos história, pessoas genuínas e um país barato! sim barato! porque no resto da europa é impossível!!!!!!!
continuo a achar que falhamos muito enquanto portugueses, mas cada vez tenho mais a certeza que é por não acreditarmos em nós, mais do que por problemas do nosso país.
falta-nos a proactividade das pessoas que não têm medo de arriscar, que acreditam em si próprias e no seu país e que quando o fazem se entregam de corpo e alma.
acho mesmo que é isso que nos falta...o resto? temos de tudo!

2 comentários:

  1. ora aí está, é mesmo isso! Ahhh e tb nos falta mais dinheiro para podermos viajar por esse mundo fora e aprendermos a apreciar-mo-nos mais e percebermos melhor a grandeza que poderíamos ter e promover melhor.

    Olá sou a Paula e gostei do teu blog, gosto das fotos e dos teus assuntos!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Falta-nos sobretudo conhecimento, informação e formação. Esquecemo-nos que fomos nós que descobrimos metade da Terra e que, como alguém já disse "demos mundo ao mundo"!
    Tem que recomeçar por algum lado. Acreditemos em nós próprios, pode ser que mais algum português também acredite...

    ResponderEliminar