dirty jobs rule

19.9.09
diypaintingdiyhands all overespaço

é o que dá aqueles programas de televisão em que se constroem casas em 3 dias, mudam-se divisões em apenas algumas horas, tudo parece fácil e rápido e acabamos a pensar que "um dia destes vou fazer isto em casa".
ao que a mim me diz respeito, geralmente não passa da boa intenção, tirando algumas raras excepções, geralmente levadas a cabo em férias (naqueles momentos em que penso que vou mudar o mundo).
mas desta vez estava determinada, afinal de contas o que poderia custar pintar uma mesa tão básica?
pois é, custou-me vinte e tal euros de material, várias horas de trabalho e alguma força braçal.
1 hora a lixar, depois limpar, depois colocar o primário, não sei quantas demão e o resultado, tenho a dizer que não é o que se vê nas fotografias, porque entretanto desisti de a pintar desmontada e comecei a pintar só as zonas que achava que se 'viam', consegui deixar pingas de tinta por todo o lado, e alguns mosquitos morreram no processo, ficando enterrados nas camadas de tinta!
confesso que pensei algumas vezes em metê-la no carro e no caminho para o ikea deixá-la no ecocentro mais próximo. mas depois lembrei-me do passado...ela não merecia ser abandonada depois de tanto tempo.
o certo é que fica muito bem no escritório e depois de todo o trabalho sinto-me contente comigo própria por não ter desistido...
também consegui perceber porque é que os trolhas e os pintores e o pessoal das obras andam sempre a cantar no trabalho. este tipo de actividades, depois de algum tempo tornam-se quase relaxantes, dão para pensar na vida, ouvir música, assobiar, ouvir e reparar nas pessoas que passam na rua...e há sempre a sensação de obra acabada, trabalho feito...ou seja..."dirty jobs" rule!!!

9 comentários:

  1. Acho que o esforço valeu bem a pena!

    ResponderEliminar
  2. As moscas enterradas e os pingos no meio do chão assustam-me.
    Mas o que assusta-me mais é os desastres que fogem ao percurso destinado.
    E é por isso que vou adiando o meu tormento.
    Ficou muito bem, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito do resultado! Acho que o trabalho valeu muito a pena, nem que seja pela sensação de que foi obra nossa! :)E concordo contigo. Há realmente algo de relaxante nas artes manuais. A costura, por exemplo, chega a ser, para mim, um acto meditativo.

    ResponderEliminar
  4. É claro que quando pintamos as peças em casa elas não vão ficar com um acabamento perfeito estilo a pintura que vemos numa peça saída da loja.
    Fazemos tudo à mão. Não temos máquina para lixar. Dificilmente aspiramos o pó que sobra da fase de lixar como deve ser. Pintamos de rolo e trinchas que deixam sempre uma marca ou outra e, como tu bem disseste, há sempre pó no ar ou um mosquito muito chato que se mete pelo caminho.

    Mas não queiras comparar o valor de uma peça feita por ti, por uma saída da linha de montagem de uma fábrica qualquer!
    E a casa fica mais rica!

    Ficou linda, e com o tempo nem vais ver os pequenos defeitos.

    Uma dica: para a próxima, a não ser que o verniz esteja mesmo a descascar, não lixes. Dá-lhe o primário todo-terreno directamente por cima que a superfície fica mais suave.
    Enfim, coisas que se vão aprendendo.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o resultado compensou o esforço. Ficou linda :) E é como diz a Alice: o facto de ter a tua mão - mesmo com imperfeições - dá um valor completamente à peça.

    ResponderEliminar
  6. Acho que o resultado compensou o esforço. Ficou linda :) E é como diz a Alice: o facto de ter a tua mão - mesmo com imperfeições - dá um valor completamente à peça.

    ResponderEliminar
  7. Ah então era esta a mesa :D
    Percebo-te. Há dias decidi ser eu a colocar papel de parede na minha casa e desmoralizei muitas vezes a meio. Agora olho para a parede em questão e sinto-me orgulhosa.

    ResponderEliminar
  8. Bonita que ficou!
    E não é que tive a mesma ideia!
    Quando já tinha comprado o material, vi a sua!
    Adorei:)

    ResponderEliminar
  9. Eheh,
    esqueci-me de colocar o link da minha
    Aqui vai!
    http://aminhafruta.blogspot.com/2009/10/my-new-sewing-desk.html

    ResponderEliminar