magia na cozinha (help!)

13.6.13
magia na cozinhamagia na cozinhamagia na cozinha
 
Era tirar aqueles azulejos pintados horríveis - era mas não vai ser!
Era comprar uma bancada completamente nova com os electrodomésticos encastrados - era mas não vai ser!
Eram candeeiros novos e iluminação direccionada - era mas não vai ser!
Era um louceiro antigo bonito naquela parede - era mas não vai ser!

O que vai ser é obras zero, aproveitar móveis existentes, comprar um fogão e um ou dois candeeiros...e tecidos, vai haver tecidos.
Isto é o que há para transformar esta cozinha, imóvel desde os anos 60, excepto aquilo que teve de ir para o lixo por estar podre.
É isto e poucos euros, lá está.
Agora preciso de ideias, pequenas grandes coisas que peguem nesta cozinha, quase sem bancada e a transformem em algo que dê para trabalhar.
Por isso mandem imagens, bitaites e e-mails, troquem ideias parvas comigo que eu ando a precisar. O meu cérebro anda submerso em desilusões e não está a conseguir ver para além do óbvio, e eu sei que nestas coisas há sempre muito para além do óbvio, certo?

Eu gostava de uma coisa destas, assim bem simples (mas isto implica obras que eu não vou fazer). Fica a inspiração (via IKEA Family):


21 comentários:

  1. O Colectivo de Melhoramentos resolvia-te isso ;)

    ResponderEliminar
  2. Isso é que era:D:D Mas não tenho orçamento para contratar ninguém:(

    ResponderEliminar
  3. À vezes encontram-se ideias muito giras com paletes e aquelas caixas da fruta, para fazer desde prateleiras, móveis, mesas etc
    Ficava gira uma prateleira feita de uma palete aí nessa parede ;)
    Agora onde se encontram é que eu não sei ...

    ResponderEliminar
  4. Olá Sílvia :)
    Manda-me a planta nem que seja um rabisco para eu poder dar as minhas soluções simples e económicas isto se tiveres interessada nas minhas opiniões de coração.
    Gostas dela mais rústica ou uma mistura???
    Beijinho ;)
    Lena - Maria Dias/FB - goudarte/ flickr
    email - goudarte@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Não me parece assim tão mal, a cozinha.
    - os azulejos não me parecem feios. Não desgosto da cor e acho que tem a ver contigo por serem coloridos (a cozinha é para ti, certo?). Se os azulejos são pintados dá para pintar por cima com outra cor mais interessante, ou não?
    - o frigorífico é um 'must'. Artigo quase de museu. Acho que deves conservá-lo, nem que seja só para dar nas vistas. (serve para arrumação)
    - à primeira vista, a única coisa que odeio é aquela cortina de contas. acho horrorosa. Até podes colocar outra do género, mas não aquela. Tirar aquilo é o primeiro passo.
    - as cortininhas dos quadradinhos também não me chocam, mas não consigo ver em que estado estão. Podes sempre arranjar outro tecido e substituí-las.
    - o chão parece estar um pouco degradado. Tapetes?
    - parte da bancada parece-me de cimento. Porque não pintas?
    - não sei se gostas das mesas e das cadeiras cada uma de sua cor. Eu talvez as pintasse todas de branco. Com os azulejos coloridos, os tapetes e as pinturas da bancada de cimento não sei se não fica tudo demasiado colorido (mas tu és a mulher das cores, de certeza consegues fazer milagres)
    - quanto à arrumação, não consigo visualizar bem onde poderias eventualmente colocar mais prateleiras ou fazer mais armarinhos, nem que fosse apenas utilizando as cortinas
    espero ter ajudado...

    ResponderEliminar
  6. agora fiquei baralhada. as duas fotos do fim não são da mesma cozinha?

    ResponderEliminar
  7. @Divine: :D:D pois as de cima são as minhas, as de baixo são de uma cozinha que eu gosto, se fosse essa nem lhe tocava:)

    ResponderEliminar
  8. Olá Silvia
    Vou mandar bitaites :D
    A chaminé não funciona? porque é que está o frigorifico onde devia estar o fogão?
    O chão é mosaico hidráulico? Deixa ficar assim é preto e branco vai ficar bem de certeza com tudo o que faças.
    E os azulejos podes pintá-los ou forra-los de novo noutra cor é logo outra coisa.
    Vou voltando até já

    ResponderEliminar
  9. Olá Julieta:)
    A chaminé não sei, não tem nada lá dentro, nem exaustão nem nada. O fogão estava perto da bancada por causa de uma ligação muito manhosa de gás:( Mas isso é o investimento que eu vou de facto fazer, até por causa de questões de segurança. Um fogão eléctrico independente que vai para a debaixo da chaminé! Espero é que não me comecem a cair ninhos na comida...ahahahah!

    ResponderEliminar
  10. Por acaso tb estava a pensar em paletes, caixas de madeira, umas placas de contraplacado e umas latas de tinta. E deixa os azulejos em paz :)

    ResponderEliminar
  11. Já passei por uma situação destas,na minha última casa,onde a cozinha tinha menos potencial do que a tua,mas lá conseguimos :) eu passaria o primário nos azulejos e pintava-os; colocava o fogão debaixo da chaminé,umas cortinas por baixo do lavatório, outras muito campestres nas janelas e substituía essas fitas (de madeira?) na porta,por tiras de tecido coloridas; a mesa e as cadeiras estão giras assim,colocaria só uma toalha em tecido,ao estilo das cortinas da janela. :)

    ResponderEliminar
  12. ok, olhando apenas para a tua cozinha, e não para a da IKEA:
    - Pinta os azulejos de outra cor.
    - A parede é branca ou azul? Pinta de branco
    - Continuo a dizer: elimina dali aquela cortina de missangas ou lá o que é. Aquilo vai dar onde?
    - O frigorífico passa para o sítio onde está o fogão
    - Na parede de azulejos onde agora está o fogão não consegues colocar prateleiras? No ikea há umas básicas, brancas, resistentes, confesso que não sei quanto custam.
    Claro que o melhor seria um armário, ou armários, nem que ficassem pendurados na parede, porque as prateleiras acumulam pó...

    ResponderEliminar
  13. Curiosamente o meu post de hoje foi sobre cozinhas... inspirações, mas para uma casa de campo. Coisas rústicas e mais naturais... hum... não sei se vais gostar ou se serve para alguma coisa... mas espreita se quiseres!

    http://aterradoarcoiris.blogspot.pt/2013/06/casas-naturais-iii-inspiracoes-cozinhas.html

    bjs e boas renovações!

    ResponderEliminar
  14. Olá Silvia,
    Pintar os azulejos, conforme já sugeriram daria logo um outro ar ao espaço, principalmente com o mobiliário colorido que tens.
    No Leroy Merlin e Ikea tens opções para iluminação com boa relação qualidade/preço.

    Posso dar-te mais dicas se quiseres :)

    ResponderEliminar
  15. Que trabalho giro! Não desesperes! Realmente as possibilidades eram muitas e giras se não fosse o resto! Mas, ideias não faltam por isso "make do".
    1.pintar os azulejos de branco (outra idea era colocar lambrim branco - leroy, mas é mais dispendioso...), 2. retirar o frigorifico e coloca-lo na parede- continua do fogão, 3. aplicar pranchas/tábuas (leroy) e fazer prateleirass, por cima e ao lado do frigorifico (passar o micro-ondas para essas prateleiras), assim cria-se uma zona de trabalho, sem ter de atravessar a cozinha toda para ir ao frigorifico, 4. aplicar um "avental" por baixo nos armários da bancada,e possivelmente em tecido igual uma cortina na porta onde estão as franjas... 5. tratar a porta de madeira, 6. pintar a mesa ou as cadeiras de branco de modo a focar para o material e cor do chão, 7. um candeiro de pé ao lado da mesa ou um cadeeiro suspenso para incidir sobre a mesa (ikea boas soluções)8. se o antigo louceiro não fazer parte agora da solução, certamente que uma antiga estante de livros ou roupeiro podem desenrascar, para arrumar as mercearias, e com umas cestas de verga dá para organizar mercearias, roupas de cozinha, ou caixas de fruta (pintar o fundo ou aplicar tecido) aparafusadas na parede, um banco tosco corrido, e uns ganchos na parede, ou uma escada tosca de madeira antiga para colocar as toalhas de mesa... (isto na parede onde está agora o frigorifico, e se retirar a chaminé melhor...) 9. numa das paredes junto a mesa um conjunto dos trabalho de crochet ficava o máximo... já chega de bitaites ;) bom trabalho Silvia. bj
    deixo o link do albúm que eu sonho todos os dias, pode ser que ajude na sua inspiração: http://pinterest.com/lovesconchita/my-dream-cottage/

    ResponderEliminar
  16. para começar pintava a mesa e as cadeiras todas de branco, logo aqui harmonizavas a cor dos azulejos (que eu até gosto) com o chão (que eu até gosto). no chão tentava ver em alguma casa da especialidade um produto de fosse possível passar no pavimento e dar-lhe um ar mais brilhante(uma especie de cera) e antes talvez lavar com uma mistura de água e bicabornato de sódio. Tirava a loiça de enfeitar que está por aí dispersa.
    Aquele fogão assim em branco não me parece mal , a não ser que não funcione como deve de ser.
    na parede onde está o balde azul talvez pudesses mandar fazer uma estante de madeira (pinho que depois podias pintar de branco) à altura da cintura com uma largura entre 30 a 40 cm e a todo o comprimento da parede, sendo que ela não faz ali um angulo de 90º terias de ver como gostarias mais desse acabamento. Para esta estante, não sei se para a bancada do lava loiça e para a janela cortinas de fundo branco e com aqueles padrões geométricos (riscas zigue-zague, triangulos ou outros) amarelos ou pretos. 2 plantas para o parapeito da janela e outra para a estante. para cima da estante colocava tb o microondas. sobre a mesa uma das rendas da tua avó e uma jarra de flores simples para não esconder a beleza das rendas. na parede uma print da renda amarela. depois colocar ojectos a gosto para enfeitar e devidamente enquadrados com a decoração dos espaço (isto é uma coisa que se pode ir fazendo com o tempo, experimentar). na parede perto do fogão uma mesa destas http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/80035920/ com as especiarias e demais objectos de apoio à confecção das refeiçoes. quanto àquelas "fitas" colocadas na porta para a passagem de outra divisão, tirava ou ficava sem nada ou arranjava outra mais enquadrada com o resto. nos azulejos tb seria possível pintar p«brincando com as geometrias mas aí não deveria "brigar" com o excesso de padrão dos cortinados... tentar criar um ambiente minimalista para não cansar as vistas e desfrutar de umas refeições agradáveis.

    ResponderEliminar
  17. Olá Silvia, não nos conhecemos mas não resisti a deixar um comentário: assim que vi as imagens pensei que uma porta velha devidamente tratada e uns cavaletes podiam dar uma boa bancada de trabalho e/ou mesa. Os cavaletes não são demasiado caros, a porta é procurar. Fui procurar na net e encontrei esta "peça" incrivel http://studiogorm.com/cms/flow-2/. Boa sorte com a reforma low cost.

    ResponderEliminar
  18. Pinta os azulejos e o mobiliário de branco. Põe uns tecidos giros e o aspecto fica logo muito diferente.
    Vai a uma feira ou loja de velharias (Remar ou do género) e compra um armário ou umas prateleiras e se for necessário pinta-o. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  19. 1.Um espelho enorme junto à mesa (não sei se em termos de feng shui é bom, mas muito sinceramente não ligo a isso) aumentavas a cozinha em tamanho e enchias o espaço de muita luz;
    2.Uma "saia" para a bancada;
    3.Uma luz suspensa sobre a mesa e outras 2 luzes suspensas sobre a bancada - fio (em vermelho é o máximo), um casquilho que no total deve dar qualquer coisa como 5 euros + 1 lâmpada daquelas bem grandes do Ikea que custará uns 7 euros no máximo e tens 3 suspensões baratas, eficazes e com pinta;
    4.Prateleiras no Ikea são baratas e com 3 já arrumas muita coisa; também há uns toalheiros largos que dão excelentes prateleiras;
    5. Com um pau de vassoura e dois camarões fazes uma barra para pendurar coisas e ainda podes personalizar à tua maneira;
    6.Baldes de plástico, daqueles baratos, aparafusados a uma parede também dão uma excelente e original arrumação (imagina muitos juntos, dá um efeito giro - aparafusados de "rabo" ganhas toda a profundidade do balde;

    Depois mostra-nos o resultado :D quase sempre as coisas mais giras resultam de parcos orçamentos

    ResponderEliminar
  20. Olá Sílvia e Maura :D
    Eu começava por pintar os azulejos de branco, visto que depois podes complementar o resto com muita cor. Um bocadinho pintado com tinta de ardósia para as miúdas também era giro (a parte que dá para a cozinha da porta por exemplo). Pintava a porta do congelador do frigorífico (o resto só decorava com papel autocolante e se não usasses muita cor no resto ca cozinha,imagina o cogelador pintado de vermelho e o resto ceio de bolinhas vermelhas:)), pintava também o beiral da chaminé com a mesma cor da cortina. E a cadeira azul passava talvez para amarelo. As gavetas como são de batente ficavam gira forradas, mas numa cozinha e ainda por cima com mão pequeninas não é uma coisa muito esperta de se fazer! :D E que tal pintares as gavetas a fazerem degradé (cada uma de sua cor). E esse chão é maravilha para casa de praia! Podes sempre criar uma bancada de madeira com dois cavaletes e uma tábua por cima, colocada apartir do sítio onde está o fogão e por baixo tens arrumação (se houver essa necessidade). Já não sei é onde arrumavas o frigo! :) Bom espero ter ajudado com algumas ideias palermas. Boa sorte Maura :)

    ResponderEliminar
  21. :) tantas ideias,
    Cá em casa tivémos o mesmo problema. Pintámos azulejos e móvel da bancada tudo com primário e tinta CIN, própria para o efeito, sem brilho e de base aquosa que não tem aquele cheiro intenso a tinta. Depois de trocares o lugar do frigorifico com o do fogão, com um tapete de trapo bem português e colorido, fica uma cozinha nova!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar