arte vs lixo

7.10.07

001, originally uploaded by rapariga como eu.

qualquer pessoa que circule pela cidade do porto já se apercebeu da quantidade de grafittis, frases, desenhos, stencils e verdadeiras obras de arte que andam espalhadas pela cidade.
o que é pena nisto tudo é que as pessoas que fazem estas "intervenções urbanas" não saibam onde acaba a liberdade deles por interferir com a dos outros.
90% do que se vê por aí é puro lixo visual e é até deprimente pela forma como estraga a paisagem da cidade. os outros 10% que são de facto bons ainda não perceberam que se têm de diferenciar dos restantes, não só pela sua qualidade, mas também pela atitude.
ninguém gosta de ver a parede da sua casa, depois de pintada de fresco a muito custo, de imediato suja, desenhada ou riscada, por um qualquer "artista urbano".
o respeito deve ser pela cidade, pelos seus edifícios e pelas pessoas que os habitam.
há muita parede abandonada, que bem precisa de uma nova cara, porque não intervir aí? e deixar limpas as paredes de quem as mantém pintadas, ou os belos azulejos das fachadas das casas?
o bom gosto não se vê apenas na imagem, mas também na decisão da tela a usar!
quanto ao resto, que não tem a boa qualidade do desenho desta foto que aqui publico, devia vir uma chuvada e limpar tudo de uma vez...
sujam-me a imaginação....

3 comentários:

  1. bem, antes de mais estou pasmada, também me chamo silvia e constatei que temos gostos muitos parecidos, desde os handmake aos sapatos vermelhos (os meus sao os abertos à frente). este grafitti é a imagem de fundo do meu telemovel, está fantástico nao está?! e ontem comprei um saco de pano para as compras... bolas... até assusta. bem, parabéns pelo blog e, claro está, pela gravidez.
    ah, sou da feira, por isso conheço o trabalho dos persona, parabéns por isso também.

    ResponderEliminar
  2. muito engraçado...
    estas coisas da blogosfera têm isto de bom!
    se és da feira e conheces do trabalho da minha companhia de teatro, então provavelmente já nos cruzamos algumas vezes...agora vou estar mais atenta às Sílvias feirenses.
    beijos e obrigada

    ResponderEliminar
  3. Ah! Se fotografaram isto talvez já vos tenha visto. É que além de ser na zona onde moro, é dos meus trabalhos predilectos (e de dois grandes senhores, gente fina). Por isso estou sempre atenta a quem fotografa (e quanta gente!). E é daqueles trabalhos, que pela estética e pelo enquadramento, não me chocou minimamente que tenha sido numa parede limpinha limpinha. ;p (por acaso eles costumam mais fazer nas paredes abandonadas)

    ResponderEliminar