vareirada

30.10.07

PICT3768, originally uploaded by rapariga como eu.

sou natural de portimão, no algarve, mas vivi quase toda a minha vida na praia de esmoriz, e agora, depois da de miramar, na praia da aguda...
quando era criança, morar na praia de esmoriz tinha a chamada denominação de vareira, mas no entanto a palavra vareiro não era muito bem conotada na escola e mesmo na sociedade em geral. ser vareiro, era uma "espécie" de cigano.
para mim, um vareiro era uma pessoa que vivia junto ao mar e que tinha uma família que vivia da pesca, ou de actividades associadas com o mar, mas em tudo o resto uma pessoa como as outras. esse não era o caso da minha família, pelo que, para além de morar perto da praia eu não tinha praticamente mais nada de vareira.
o que eu acho engraçado, é que agora muita gente que vive ou viveu em zonas costeiras...não necessariamente junto da praia, nem sequer com famílias associadas à vida do mar, gosta de dizer que se trata de um vareiro?!??!! parece que agora, quando já não é associado a uma situação social-económica precária, passa a ser associado a algum tipo de irreverência!
isso chateia-me.
procurei na net qual o significado de vareiro, sendo que as definições são geralmente as seguintes:
"que é natural ou habitante de Ovar, no distrito de Aveiro; ovarense; que é habitante da beira-mar, desde Aveiro até às proximidades do Porto; vendedor ambulante de peixe"
para mim, um vareiro tem descendência de "vikings", avós pescadores e peixeiras, vive muito próximo do mar e conhece o seu som e sabor como ninguém. para mim um vareiro é uma pessoa especial, que faz parte da família das ondas e do sal, e que nunca, na sua vida, se importou que alguém o denomina-se como tal!
enfim, não queiramos "roubar" aos outros identidades que não são nossas e que já tantas vezes lhes custaram os olhares de soslaio, o cheiro intenso e incomodativo do peixe, as expressões e som de vozes alteradas e o espírito bairrista e de comunidade que poucas pessoas preservam!

Sem comentários:

Enviar um comentário