fraldas...de pano????

24.1.09

este tipo de assuntos só faz mesmo sentido depois de sermos mães. lembro-me perfeitamente de ler sobre isto no blog da rosa pomar quando ainda não era mãe e de na altura a questão me ter passado completamente ao lado! aliás, nesse post havia uns links para uns movimentos anti-fraldas que eram absolutamente radicais.
ontem uma amiga enviou-me um mail sobre as fraldas de pano e sobre o quanto tinha ficado impressionada com essa possibilidade. confesso que também eu quando descobri a sua existência, pensei que, de um ponto de vista ecológico, com certeza que faria sentido. afinal, cá por casa gasta-se uma média 6/8 fraldas por dia (ou mais!), tendo em consideração que a minha filha não acorda durante a noite e por isso aí não lhe mudamos a fralda! ora isto dá uma média de 180 (mínimo) fraldas por mês!!! não é assustador? pois é...
por outro lado, com as fraldas de pano, fico a imaginar-me no tanque a tirar os cócós e a lavar fraldas à mão antes de pôr na máquina. sim, porque com o xixi e afins que as crianças fazem, se pusermos a fralda tal como está na máquina aquilo vai se tornar num banho de....huummm...não quero entrar nestes promenores:)
para já, o que eu gostava de saber é se há por aí uma pessoa "normal" que tenha experimentado fraldas de pano com os seus filhos, e qual foi a sua experiência...normal significa que não vale pessoas que não trabalhem, que tenham mais do que 1 empregada ou que deixem as crianças com os avós!!!
alguns números assustadores retirados daqui:

"Fatos e realidade:
-uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;
- fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;
- conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;
- em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)
- um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
- no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também caso o lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) seja queimado."

6 comentários:

  1. Aqui encontras um depoimento desiludido com as ditas: http://miudagem.com/actualidade/bebes-ecologicos/.

    Na maior parte dos casos que conheço as pessoas acabaram por desistir ou por comprar uma máquina de secar roupa para secar as ditas fraldas, o que também não é nada ecológico...

    ResponderEliminar
  2. Pois é.. foi uma questão que também coloquei.
    Principalmente porque fui uma criança que usou fraldas de pano.
    Mas assim que ela nasceu o "zum-zum" era tanto que quando a minha mãe perguntou porque é que eu não usava fraldas de pano quase tive um colapso nervoso..
    Não me agrada nada os números que apresentas ali em baixo mas com o ritmo de vida que levamos é impensável a hipótese das fraldas de pano. E os modelos ecológicos, segundo me constou por uns parentes, acabam por não ser totalmente ecológicos, caríssimos e muito pouco prácticos.
    Benditas fraldas descartáveis.

    ResponderEliminar
  3. No outro dia e na tv deu uma reportagem sobre familias numerosas e algumas formas de poupar. Falava-se das fraldas de pano e deu um casal que as usava. Pareciam satisfeitos, pus-me logo a imaginar a lavar cocos etc etc etc e achei as fraldas um pouco volumosas...não sei se serão muito confortáveis.
    No entanto a ideia de poupar a carteira e o maio ambiente também me agrada.
    :((
    e prestes a ser mãe pela 2ª vez...não sei não!

    ResponderEliminar
  4. Eu cresci a fraldas de pano. Todos nós desta idade crescemos. Mas as mães estavam em casa e eu lembro-me do filme das fraldas lavadas à mão, com sabão azul e branco e escrupulosamente passadas a ferro. De alfuma coisa, acho que as fraldas actuais devem ser melhores: mais absorventes, afastam a humidade da pele (ou é isso que anunciam!). Mas acho que existe uma versão mais ecológica das fraldas de papel. Uma marca nórdica, será? Uma amiga minha andou a pesquisá-los quando nasceu o primeiro filho. Se calha vale a pena tentares...

    ResponderEliminar
  5. Não achei prático usar fraldas de pano, aumentou consumo de agua, eletricidade, sabão. Uso as descartáveis e planto árvores para me sentir melhor!

    ResponderEliminar
  6. Abrimos faz pouco tempo uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais ) e com um ótimo custo Benefício.
    Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
    Temos também uma loja virtual: www.biolinum.com.br
    Espero que goste!

    ResponderEliminar