casa de ló

1.3.09

casa de ló, originally uploaded by silvia - raparigascomonos.

fiquei triste quando soube que a casa margaridense, na travessa de cedofeita no porto tinha fechado portas. mais um sítio que morre, menos pessoas que por lá passam, mais vida a perder-se no porto, pensei eu na altura...
cheguei até por curiosidade a telefonar para lá para saber se iam alugar o espaço, e o que iria ser daquilo. na altura pediam 750 euros por mês de aluguer, e tinham já vários interessados:)
sabia que a casa do pão-de-ló margaridense era património da humanidade e por isso não poderia ser destruída, o que me deu alguma esperança que dali iria surgir um bom projecto.
fui passando com frequência por lá para ver o que acontecia, até que um dia reparei que andavam a "lavar" a cara à loja!
na semana passada, finalmente vi a loja aberta ao público e resolvi entrar.
é um espaço com café, salão de chá, música, um pequeno jardim nas traseiras e a frente de loja continua intacta em termos de apresentação incluindo a venda de coisas "doces", entre outros artigos. sentei-me, bebi um café e comi pão-de-ló.
acho que o espaço está muito bem recuperado, nota-se que o respeito pelo que lá estava foi grande e o que foi colocado de novo seguiu a traça do antigo.
agrada-me que o projecto seja de gente jovem com vontade e capacidade de dar uma vida própria às coisas, pois é disso que a cidade precisa.
ainda faltam por lá muitas coisas, nomeadamente o "cheiro a coisas boas" que ainda não tem e achei a qualidade do pão de ló um pouco aquém das expectativas de uma casa que se chama "casa de ló".
vale a pena por lá passar, ler o jornal, sentar com os amigos e ficar a ver a luz do jardim de traseiras que a casa tem e que lhe dá um ar acolhedor. deixo aqui o meu desejo de muito boa sorte aos novos donos e que daqui a uns anos, quando lá quiser ir comer mais pão de ló, estejam todas as cadeiras cheias!
alguns artigos aqui , aqui e aqui.

5 comentários:

  1. :)
    Estive lá na noite de Carnaval ao que parece também funciona como bar.
    A nova dona é amiga da parte masculina cá da casa.
    Ainda não estive com ela mas acho que também não se definiram bem.

    ResponderEliminar
  2. Fixe! Eu confesso que fiquei com pena quando a loja fechou. Não pelo pão de ló mas pelas tijelas de marmelada. Vouu lá passar :-)

    ResponderEliminar
  3. caminho da porta poente da quinta de stº ovideo...

    o eça passava por este lugar

    ja sabe onde é?



    ps: parabens. bonito blog

    ResponderEliminar
  4. Oh, fico tão, mas tão feliz como o que acabo de ler aqui. Também a mim me entristeceu o fechar portas da 'Casa Margaridense' e o seu futuro incerto. Há quase um ano que não vou ao Porto. Voltarei no final de Março. Estou ansiosa! E certamente vou visitar este novo espaço. Obrigada pelas novidades que aqui colocas referentes ao "meu amado Porto".

    ResponderEliminar
  5. é sem dúvida um café muito agradável, gosto sempre de lá voltar :)

    ResponderEliminar