não-lugar na cidade do Porto

5.6.09

para tantas pessoas que vivem e trabalham na cidade do porto, a degradação e abandono do seu centro histórico é já um facto que faz parte do seu quotidiano.
se calhar, para outros como eu que não passam o dia, todos os dias na cidade, o olho e o coração ficam mais próximos e o estado de algumas casas e locais da cidade chega a arrepiar...por vezes até de medo:(
não vou falar aqui de vontades politicas, sociedades de reabilitação, problemas socio-económicos, ou outros tantos assuntos que se aborda quando "isto" vem à "baila", mas sim, de um povo, um conjunto de pessoas que habitavam a cidade e que se foram embora ou morreram.
com isto quero dizer que o problema da cidade é esse: pessoas...ou a falta delas!

há um site, que aborda esta problemática de uma forma muito visual (um pouco como todos a vemos) e que teve origem num projecto, que a mim me pareceu muito interessante
http://www.nao-lugares.com/

1 comentário:

  1. Também tenho reparado mais na degradação da cidade e penso mesmo que, o facto de, agora, estar longe, faz com que os olhos reparem com "olhos de ver" nesses pequenos grandes pormenores que antigamente faziam parte do cenário.
    Nesses e nas pessoas que parecem fazer conjunto com os edifícios e fico muito triste porque parece-me que em nenhuma cidade portuguesa está tão patente este tipo de degradação patrimonial, física e social.

    ResponderEliminar