old & vintage - ballet

23.2.08

old & vintage - ballet, originally uploaded by rapariga como eu.

o ballet sempre fez, de alguma forma, parte da minha vida...
em pequena, como tantas meninas da minha geração, frequentei aulas de ballet durante alguns anos, juntamente com o piano e outras coisas que os nossos pais achavam adequado que aprendessemos. a verdade, é que naquela altura, o carácter rígido e severo deste tipo de ensino nada me seduzia, e a falta de liberdade já me incomodava...detestava que me dissessem como deveria me vestir, colocar um sorriso ou parecer delicada!!!!
a verdade, é que anos depois, num contexto mais de teatro do que dança a formação de ballet voltou a fazer parte do meu quotidiano, pelo ambiente que se vive no teatro onde trabalho e porque tive vontade de voltar a aprender coisas que em tempos tinha já eliminado dos meus desejos pessoais. no entanto, e acho que isto acontece com qualquer outra área, quando nos dedicamos a alguma coisa já na idade adulta, a valorização que damos ao ensino e o prazer que daí retiramos é sem dúvida muito maior do que na infância e na adolescência.
passei a dar um enorme valor ao trabalho da dança, à sua exigência física e à beleza que as suas criações trazem para um palco. claro está que para mim não se compara à grandeza e riqueza de interpretação do teatro, e em termos da essência da natureza humana, então nem se fala! mas hoje em dia, nas artes performativas, já não há tanta distância entre disciplinas e elas fundem-se de forma harmoniosa e criam novas linguagens, e é por essas que me interesso agora.
as revistas que estão na fotografia são de uma colecção que comprei numa feira do emaus com a minha mãe. é uma bela colecção e tem algumas relíquias como um caderno de um espectáculo com as assinaturas originais de todos os bailarinos.
não sei a quem pertencia, mas na minha imaginação, vejo uma senhora muito velhinha, com maquiagem e ar altivo, que morreu sozinha na sua casa e não teve ninguém que se interessasse pelo seu lindo passado de bailarina....
eu interessei-me:)

2 comentários:

  1. Que colecção maravilhosa!
    Há sempre preciosidades que se encontram por aí à espera de alguém as estime.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. adoraria folhea-las! só olhar para as imagens! adoro!

    ResponderEliminar