a desenrascada arte de fotografar

17.6.11
fotografar

hoje estive quase quase para mostrar o sítio onde geralmente faço as fotografias de interior que aparecem aqui no blog e na loja. só não mostrei porque achei que depois de verem o cenário geral a ideia com que ficam da imagem nunca mais seria a mesma. eu fotografo em minha casa, e aqui não tenho muitas zonas com boa luz natural, diga-se que dentro de casa existe um sítio apenas, que é esta parede rosa paixão. o que a maioria das pessoas não imagina é o quão pequena é a área livre desta parede. livre é como quem diz, porque antes de fotografar tenho de arrastar móveis, retirar quadros e afastar cortinas.
cada vez dou mais valor ao trabalho de produção de uma sessão fotográfica, pela diferença que eu sei que faz a escolha dos objectos, das cores, da posição, de tudo. podemos ter uma grande máquina fotográfica, mas se estes pormenores forem descuidados uma fotografia nunca será tão boa como poderia ser.
aqui em casa chega a ser cómico, porque uso um comando para disparar a máquina, que tenho de esconder durante o processo, depois tentar que o que quero esteja minimamente focado, depois que eu não fique em posições completamente estranhas e com olhos de peixe morto, que é o mais normal!
vocês não imaginam, mas não imaginam mesmo a quantidade de fotografias que se fazem para se conseguir um mísero corte de jeito que mostre o produto que pretendemos apresentar.
é tudo muito amador, eu sei, mas ainda assim esforço-me o melhor que posso e perco aqui muitas horas, sendo que 90% do material é lixo...hoje, consegui fazer 3 fotos de 1 dos 10 produtos que tenho para fotografar. é cansativo e não é nada divertido quando assim é...o radiador que teima em aparecer em todas as fotos bem sabe, e agora a minha filha também, que ficou sem mudador de fraldas porque a mãe anda lá em cima com os pés a fazer caretas para a máquina. enfim...melhores dias virão!

4 comentários:

  1. Sei bem o que isso é! Não há condições... mas tem a sua piada este trabalho mais amador, boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. eu sei o trabalho que dá, ó se sei! :-P

    ResponderEliminar
  3. dá trabalho, nem sempre recompensa, mas faz parte. mesmo o facto de ser amador..e tudo o que é feito por nós, terá sempre esse valor também :)

    ResponderEliminar