profissão: blogger

10.6.11
what we wore.

(fotografia de bleubird vintage)

há muito tempo que queria falar deste assunto aqui no blog. abordar e ouvir opiniões sobre os blogs chamados de "profissionais".
este termo, em inglês, define-se como um "pro profit blog" e é um cenário que em portugal praticamente não se põe (ainda) mas que nos EUA é uma realidade e um mercado muito interessante.
resolvi falar sobre isto ao ler os FAQ do blog bleubird vintage, que sigo regularmente pois sou uma fã do estilo pessoal da miss james. e sim, é por isso e apenas por isso que o sigo, adoro as fotos, as combinações e os links que ela propõe. é também engraçado "seguir" uma vida tão diferente da nossa, pela cultura e pelas opções. já tinha percebido que se tratava de um blog profissional e que ela assumidamente vivia do mesmo, mas só no outro dia resolvi analisar o negócio em si. então vamos lá fazer umas contas e dar a perceber este cenário para quem nunca pensou nele:
- 34.000 visitas por dia (WOW!!!)
- 46 patrocinadores (lojas/blogs que fazem lá publicidade)
- ofertas quase semanais de produtos para serem referenciados, apenas por livre escolha da autora. ou seja, as marcas enviam roupas, calçado, acessórios, para ela usar e, se gostar fazer referência no blog
- várias referências em revistas de moda e outros blogs da especialidade
- claro que a isto tudo, ajuda muito o facto de a qualidade fotográfica ser muito, muito boa (o pai da família é fotógrafo) e o facto de a família se juntar para fotos bem divertidas como a que está aqui em cima
- agora apenas um pequeno número para pensar: se cada anúncio custar 50 euros por mês (e eu digo-vos por experiência que com certeza será bem mais) o lucro deste blog será de 2300 euros por mês, fora ofertas.
- que tal? parece um bom trabalho ou não? a mim parece-me:D

vamos a outro exemplo também muito famoso. quem não conhece e lê o swiss miss? aqui é muito simples, há um patrocinador semanal, que paga 500 USD por semana para lá estar. as contas aqui são bem fáceis:D

e podíamos continuar por um sem nº de blogs que o fazem e fazem muito bem.
também há aqueles que se denominam de "add free blog", o que deve ter sido uma consequência desta tendência que com certeza cansou alguns leitores que preferem ler um blog "limpo" de publicidade.

por cá, nem uns nem outros. há pessoas que associam actividades profissionais e lojas (:D) ao seu blog e o usam como canal de comunicação e com certeza têm neles uma fonte de rendimento, mas que não é directa, ou seja, não são remunerados pelo simples acto de "bloggar" e aí não se pode considerar uma profissão. há blogs com muita qualidade fotográfica e de conteúdos, mas o volume de visitas talvez ainda não seja suficiente para se considerar este tipo de possibilidades.
se bem que eu vejo isto como uma situação a crescer no futuro em portugal, quando as marcas começarem a perceber que hoje em dia um blog influencia muito mais os leitores do que muitas das revistas do mercado. muitas de nós mulheres já compramos a vogue e apreciamos as suas produções fotográficas e as notícias do mundo internacional da moda, mas quantas de nós nos identificamos com essas revistas realmente? poucas, muito poucas.
os blogs têm essa capacidade, a da identificação. as pessoas leêm porque se identificam de alguma maneira, leêm quase porque "gostam" da pessoa que o escreve como se a conhecessem. é uma proximidade virtual, mas muito forte. e esta sensação de identificação tem muita mais força do que a leitura de algo que nos é completamente distante e que nos limitamos a contemplar, mas sem qualquer vontade de lhe "tocar".

e pronto, fica aqui uma pequena reflexão. não costumo apelar aos comentários, mas gostava de ouvir as vossas opiniões sobre isto. o que pensam dos "pro profit blogs"? o que mais gostam de ver e ler num blog? parece-vos que esta poderá ser uma profissão de futuro no nosso país? ou seremos eternamente pequenos demais?

10 comentários:

  1. Querida Silvia ... parece-me uma ideia de negócio fantástica e de futuro..contudo acho que o segredo é a alma do negócio por isso maos à obra e shiiiuuuuuu ...nem mais uma palavra!!!! Apoio a 100%!!! bjinho

    Joanita

    ResponderEliminar
  2. Já ando a pensar nisso desde o Verão passado... shiuuuu

    ResponderEliminar
  3. Também sigo o Bleubird Vintage e já fui uma blogger mais activa. Acho que sim, que esta abordagem aos blogs tem futuro mas com o preço (alto) da exposição da vida pessoal. Parece-me que é em grande parte o "voyeurismo" e a curiosidade de ver caras e corações que leva este tipo de blogs a ter tantas visitas. E depois cria-se uma inevitável ligação emocional entre autor e leitores. Em Portugal só conheço um blog do género: A família Verso - http://www.familiaverso.net/ - patrocinada pela Toyota.

    (Já sigo o Raparigas como Nós há algum tempo. Gosto muito. Ainda não sou cliente da Loja de Estar, mas espero sê-lo em breve. Tudo de bom.)

    ResponderEliminar
  4. Olá Sílvia! Esta questão é muito pertinente. Não sou blogger mas já pensei nela várias vezes, sempre que vejo um blog cheio de colaborações de marcas.
    Tendo em conta os números q aqui expões, este é o “emprego“ de sonho de qq um. Pelo menos aparentemente. Penso que é preciso ter espírito de vedeta para o fazer. Ter a vida pessoal exposta à mistura com produtos e objectos que (muito convenientemente) nos satisfazem e fazem felizes... parece-me uma encenação muito subtil que atinge facilmente quem se deixa obcecar pelos estilos de vida que se constroem desta forma.
    A lógica acaba por não ser muito diferente da imprensa cor de rosa e da indústria de vips. Ninguém sabe muito bem quem são nem o que fazem, mas vivem de convites e ofertas em troca de uma imagem que entretanto se vende para suportar tal máquina...
    Cada um na sua escala, obviamente. E felizmente que alguns destes blogs têm a mais valia de dar a conhecer projectos realmente interessantes ou ter algum conteúdo de valor social. Há que reconhecer isso.
    Como tu dizes, este tipo de publicidade, muito ligada aos afectos e empatia que se desenvolvem por pessoas iguais a nós, terá, sem dúvida uma expressão crescente.... pessoalmente, não penso abrir nenhum negocio do género e também não serei grande consumidora dos mesmos.
    Recentemente, achei bastante mais inovadora a postura da Sandra Juto (sandrajuto.blogspot.com) que não se inibe de pedir uma contribuição pelo seu trabalho no seu blog, tentando mantê-lo livre de publicidade e patrocinadores. Claro que não é um ganha pão (por enquanto) mas marca uma posição, procurando sensibilizar para a valorização do trabalho artístico de qualidade, do tempo que o blog consome e com a própria exposição pessoal.
    Resumindo: Gosto de blogs que servem de apoio a produtos/projectos/lojas de autor e por isso têm uma identidade mais própria. Confesso que não tenho grande paciência para os que são uma agência de publicidade ou pseudo-ditadores de tendências.

    E agora vou-me calar que esta opinião já vai longa :)
    beijinho. Marta

    ResponderEliminar
  5. Eu sabia que havia gente a ganhar dinheiro com blogs, mas assim tanto não fazia ideia. Já conhecia o bluebird através do raparigas como nós e confesso que fico de boca aberta com a miss james, a mulher é linda! os filhos são lindos! etc. etc. Depois, para acrescentar mais beleza ela não deixa de falar/mostrar as coisas menos bonitas, como as lêndeas da filha, ou a desarrumação da casa. Se é tudo calculado não sei, é muito provável que sim, mas não parece e por isso é que é tão famoso, calculo.
    Quanto a "pro profit blog" acho que há alguns com potencial, sobretudo os que apostam na tradução...

    ResponderEliminar
  6. Posso dizer que conheço 4 blogues do género... Se são verdadeiros profissionais blogger aí já não posso dizer muito.

    Aqui vão:

    http://aguidaequesabe.com/

    http://www.organizaracasa.com/

    http://mini-saia.blogs.sapo.pt/

    http://apipocamaisdoce.clix.pt/

    Se não o são para lá caminham... Acho que já é algo que despertou em Portugal...

    ResponderEliminar
  7. há blogs de todos os tamanhos e feitios... pessoalmente não sou apologista de blogs-revista. volto sempre aos blogs que de alguma forma me emocionam (quer pelas fotos, quer pelos produtos handmade ou a partilha), me elucidam sobre algum assunto, me apresentam boa música...

    gosto de pensar que um blog é quase uma espécie de guerilla art e a questão de se ganhar directamente dinheiro deita por terra essa minha utopia da arte pela arte.

    ResponderEliminar
  8. :) Olá Sílvia
    Hoje tive o prazer de conhecer o teu blog! E tropecei neste assunto que de há uns meses ate hoje tem-me "atormentado" mas no sentido positivo...

    Eu já tenho um blog, mas parco-me sp noutros blogs, porque adoro conhecer e navegar, acabando por "abandonar" o meu! sou designer, mas descobri recentemente k o k me fascina não é a publicação de logos, layouts e sei lá mais o k...

    Gosto é de compartilhar pequenas coisas do dia a dia, novas experiências, as minhas angustias e alegrias como futura mamã, o k vejo, e neste altura em k estou, sinto k cada vez mais é isso k quero! e o teu post é uma inspiração não só para mim, como para outras pessoas.

    Bjinhos mil
    (já agoara somos praticamente vizinhas, sou de espinho e passo mto pelos lados da granja) :)

    ResponderEliminar
  9. é uma verdade sim senhora! eu opto por não dar grande importãncia quando digo que sou blogger cá por estas bandas, porque acho que há ainda muitas pessoas que nos ouvem a dizer que somos bloggers e pensam "oh tens um site e escreves para lá umas coisas!" e quando digo que tenho pessoas que me pagam por mês ou ao ano para fazer publicidade no meu blog, nota-se logo um alargar da pupila e os cabelos a eriçar como quem diz "desculpa? a sério???? recebes dinheiro?" e pronto depois a palavra que fica é mesmo essa "dinheiro" :) curiosamente já tive uma cliente que queria que lhe fizesse o web-design do dela e foi engtraçadíssimo perceber que ela me conhecia mais do que eu a ela. tudo pelo blog... ela estava a falar com alguém cuja vida conhecia. a sensação é mesmo curiosa! sou pelos blogs e sim, estes ditam muito mais tendências que a vogue! :)

    ResponderEliminar
  10. Nossa estou adorando os teus posts! É exatamente isso que dissesse, concordei contigo em todos os pontos! Vou colocar seu blog na minha linsta de links preferidos! Beijos Lola
    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar