I could live here

14.8.13









Eu não procuro casa nem para comprar nem para alugar, mas sigo atentamente o FB da Homelovers. Um conceito diferente e inovador na área imobiliária, que alia ao processo de arrendamento/venda uma carga de 'paixão' pela casa que o cliente vai adquirir. Fazem uma selecção muito cuidada das casas que apresentam e têm um trabalho fotográfico do imóvel ao nível profissional, longe do normal dos sites de imobiliária que deduzem que com fotografias más as pessoas vão telefonar para ver ao vivo (NOT!). Apostam na comunicação online personalizada e pelos vistos apostam muito bem, porque pelo que vejo o seu trabalho tem muito sucesso.

Ontem foi a vez desta desta casa! Uma recuperação incrível, cheia de bom gosto em todos os detalhes, que me deixou a olhar as fotos vezes e vezes seguidas. Recuperar e integrar o velho com o novo é bem mais difícil do que parece à primeira vista, quando vemos estas casas pensamos que tudo faz sentido, mas no processo de recuperação há alguns detalhes que deixam a base perfeita para uma boa decoração.

Aliás hoje tenho a certeza que uma boa base é tudo numa casa bonita: os materiais, as madeiras, os puxadores, os azulejos, as cores usadas, a cozinha. Se esta base for boa e nós gostarmos e nos identificarmos tudo o resto faz sentido. Eu sinto isso com a Maura vs a casa onde vivo todos os dias. A Maura é uma casa velha vs a de todos os dias que também é bonita e é muito confortável e é 'nova', mas que tem alguns elementos de base que não me agradam e parece que por mais que faça, que mude a decoração não consigo ultrapassar essas pequenas/grandes coisas. Na Maura, a tijoleira é bonita, o tecto lindíssimo, as paredes brancas, os azulejos lindos, tem muita coisa a precisar de reparação/velha/partida/sem tinta, mas ainda assim quando lhe compro algo e penduro na parede, coloco num sofá, parece que tudo fica bem, e é tão pouco, mesmo tão pouco.
Na minha casa tenho materiais que não gosto, alguns erros que cometi e que agora gostava de eliminar, coisas a mais (muitas coisas a mais) e por mais que pense, parece quase impossível dar-lhe a volta sem algumas alterações de base. Ou talvez envolva muito trabalho e eu acabo por desistir no processo mental. Talvez seja isso...
A minha melhor amiga está agora num processo de adaptação de uma casa antiga à sua nova vida, stressada com os detalhes e as escolhas e aquilo que ela gosta vs o que não gosta e eu tenho lhe dito que uma base simples com bons materiais é tudo, o resto vai se compondo devagar e mais vale ir fazendo a um ritmo lento do que decidir tudo de uma vez só, a não ser que se tenha muito dinheiro e ajuda disponível para fazer tudo o que 'sonhamos', mas esse nunca é o caso da maioria dos mortais, pois não?

Por isso amiga, ficam aqui as fotos para inspiração e suspiro geral aqui das raparigas e fica também esta frase que faz todo o sentido em qualquer lugar onde vivemos:


"Todas as casas onde há livros e quadros e discos são bonitas. E são feias todas as casas, por mais luxuosas, onde faltem essas coisas."
© Eugénio de Andrade

8 comentários:

  1. Tal como a Sílvia, também sou seguidora da pagina Home lovers e por lá suspiro muitas vezes ao ver o excelente trabalho da equipa em certas casas, esta é uma delas!
    Gosto sobretudo dos interiores em branco, que transmitem tanta luminosidade. O quarto de criança está maravilhoso! Acredito que a casa Maura estará mt bem entregue.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas fiquei deliciada... Certamente um conceito muito interessante! Obrigada por dares a conhecer! :)
    ***

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a Home Lovers, gostei muito e vou passar a seguir. Trabalho com a recuperação de móveis e adoro este tipo de ambientes.

    Se quiser conhecer-nos, estamos aqui:

    https://www.facebook.com/RootPortugal?fref=ts

    Obrigada!

    PS: Gostei do blog, Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Também adoro espreitar as casas da Home Lovers e adorei esta, partilhei até a imagem do quarto de criança a dizer que quero um quarto assim :D
    E adorei conhecer a casa Maura ♥

    ResponderEliminar
  5. não poderia haver uma citação mais assertiva do que essa, para quem só sente que uma casa é um lar quando rodeada de cultura. :)

    ResponderEliminar
  6. A casa não é do Mauro !! É minha. !! Foi o Mauro que a fotografou para o HL! A Decoracao e mesmo a minha paixão ! Todos os comentários na HL foram surpreendentes e deram-me a dica do que fazer quando me reformar :)) acho k foi mesmo um recorda na HL ! Obg a todos
    Margarida

    ResponderEliminar
  7. E by The Way , também eu sou uma coleccionadora :)) por isso imaginem a disciplina para fazer o nosso quarto ! Claro que depois " me espalhei ao comprido" no quarto da mossa filha :)) e mais paredes houvessem mais pendurava ! obg Margarida

    ResponderEliminar
  8. Olá Margarida:) Parabéns pela linda casa e pelo enorme gosto na decoração! Se por acaso cá voltar eu gostava de lhe fazer uma pergunta sobre um detalhe da sua casa. Gostava de poder trocar um mail consigo. Se puder envie-me o seu mail para silvia@raparigascomonos.com
    Obrigada!

    ResponderEliminar