coisas bonitas [e uma lição] na minha caixa do correio

25.9.13
coisas bonitas na minha caixa de correio No outro dia recebi um e-mail da Hazel. Não a conhecia, ela era leitora do meu blog, mas nunca tinha deixado comentários ou entrado em contacto comigo. Disse-me que me queria dar os panos de crochet da avó dela. Que andava a reorganizar as suas coisas e queria dar ou vender tudo aquilo que não lhe fizesse falta. E escolheu-me a mim, para oferecer os panos de crochet feitos pela sua avó e que ela usava para brincar com as suas bonecas quando era criança, porque achou que eu seria a pessoa ideal para tomar conta deles e lhes dar um bom uso.
Ora, eu que sou tão agarrada às 'minhas coisas' fiquei um pouco incrédula, confesso, não percebendo como é que alguém era capaz de me dar uns objectos que para mim seriam tão valiosos.
Os panos chegaram, são 3 e são lindos. E eu ainda estou aqui de boca aberta e a pensar.

E se fossemos todos assim? Se cada um de nós conseguisse dar aos outros aquilo que não precisa e que os outros podem valorizar? Não estou a falar de caridade, estou a falar de partilha. Sim, isso mesmo, partilhar. Eu tenho um casaco que nunca uso, mas que fica no armário para 'um dia', porque não o dou à amiga a quem eu tenho a certeza que ficaria bem? Partilhar conhecimento, coisas, sentimentos, são coisas tão importantes.
Hoje a Hazel não me deu só 3 panos de crochet, fez-me olhar aqui para a minha 'bolha' e perceber que tenho coisas a mais e que devia fazer como ela. Do que tenho por aqui, o que posso dar para que outros possam usar, para caridade, para reciclar, fazer as coisas moverem-se e ganharem novas vidas e propósitos.

Os panos da avó da Hazel não podiam ter ficado em melhores mãos, isso eu posso lhe garantir, porque vou tratar deles e usá-los com muito carinho e com a memória de um momento que para mim é marcante e que me fará olhar para os objectos com outros olhos, outras forma de ver e de ter.

Obrigada Hazel!

10 comentários:

  1. mas qnd oferecemos, não oferecemos aquilo que temos de melhor? oferecer uma coisa nossa que sabemos que vai ser de utilidade ou de muito valor ao outro é das coisas mais gratificantes :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho tido muita sorte. Tenho leitores generosos que me oferecem os livros que não querem, ou para os quais não têm espaço. Foi assim que conheci por exemplo a Marta (http://vidanocampo.wordpress.com/), que lia o blogue e um dia me perguntou se queria ir a casa da avó dela buscar umas caixas de livros. Ficámos amigas! :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. É necessário cada vez, partilharmos uns com os outros, sem vermos isso, como caridade. Despirmo-nos de estatutos e vestirmo-nos cada vez mais com sentimentos.

    Ligia :)

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, muito obrigada pelo carinho com que os recebeste e pela brilhante reflexão que fizeste. É que é mesmo isso, manter os objectos a circular, dar-lhes uma nova vida cumprindo uma nova missão com outra pessoa. E se um dia te fartares deles, se sentires que já não fazem mais sentido em tua casa, não te prendas a eles - atribui-lhes uma diferente missão, uma nova história.

    :)

    Muitos beijinhos e que eles te tragam muita magia!

    ResponderEliminar
  5. São lindos sim senhora! Parabéns a ambas, uma pela capacidade de dar e outra pelo carinho com que recebe :)

    ResponderEliminar
  6. Muito bonito este crochet!

    ResponderEliminar
  7. E que bonito! Eu dou muitas vezes. Coisas que me são queridas, outras menos. Acho que o importante é o que fazemos, não o que temos. É como quando fazemos algo com as nossas mãos e o vendemos: o importante é trazer ao mundo algo bonito, é impossível ficar com tudo. Mas os crochets da minha avó ficam comigo :)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Hazel pelos panos que são lindos e pelo gesto, verdadeiramente inspirador. E parabéns Sílvia pelo bom uso que certamente lhes vais dar ;)

    ResponderEliminar
  9. Carlota Vicente2:46 da tarde

    Surpreendente!!!
    A mim tambem me deixou seriamente a reflectir ...inspirador!!

    ResponderEliminar