Sónia Sapinho · Escolhidos a dedo

30.4.14

Ultimamente andamos todos apaixonados por este quadrado mágico que é o instagram. Ainda ninguém percebeu se será apenas uma moda, se um marco icónico da fotografia do século, se uma rede social poderosa. Cada um à sua maneira aprecia esta forma de nos ligarmos uns aos outros com imagens.

Uma das coisas que mais gosto de perceber nas contas que sigo são os estilos que vão surgindo.
E foi com alegria que fui começando a identificar na Sónia Sapinho um tipo de fotografia característica. Ela pegava num qualquer objecto do quotidiano, segurava com a mão num fundo liso e fotografava. Objectos tão simples nos quais não reconhecemos valor estético de repente davam vontade de imprimir e colocar numa moldura.
Este hábito da Sónia foi se repetindo vezes sem conta até que um dia ela resolveu juntar tudo num tumblr, devidamente arrumado e com o destaque merecido. E por isso agora é possível apreciar o 'escolhidos a dedo' em forma mosaico em escolhidosadedo.tumblr.com.

Ora eu, que ultimamente ando com a necessidade de convidar pessoas para o meu espaço, e que já era amiga virtual da Sónia há algum tempo, resolvi enviar-lhe umas perguntas para saber mais qualquer coisa sobre estas fotos e sobre o que a Sónia  pensa e anda a fazer por aí pelos caminhos virtuais.
Falar é bom e eu gosto de trocar ideias e por isso tenho feito este exercício de em vez de ficar apenas a admirar as ideias e o trabalho de quem gosto, aproveitar para dois dedos de conversa que só fazem bem à alma e à curiosidade.

Fiquem então com a Sónia Sapinho e com o 'escolhidos a dedo':




Nome: Sónia Sapinho

Ocupação:
Mãe
Designer de cerâmica de formação
Marketeer de pós formação
Designer e gestora de comunicação (virtual e real em part time e freelancer)
"Tudo e mais alguma coisa" de projectos próprios como o Ditado
Curiosa (in)disciplinada

Presenças web:
website: www.soniasapinho.com
instagram: www.instagram.com/soniasapinho
flickr: www.flickr.com/soniasapinho
tumblr: www.soniasapinho.tumblr.com
www.purplish-red.tumblr.com
www.escolhidosadedo.tumblr.com
twitter: www.twitter.com/soniasapinho
pinterest: www.pinterest.com/soniasapinho
facebook: www.facebook.com/ditado

3 palavras sobre ti:
Ir
Rir
Descob(rir)


1) 'Escolhidos a dedo' é um nome que deste a uma página tumblr com fotos do instagram que mostram um e só um objecto que seguras com a mão. São mesmo escolhidos a dedo?

Sim. São mesmo escolhidos a dedo só que de uma forma espontânea e não programada. Não ando a pensar em objetos para registar, nem tenho uma lista para cumprir. É uma coisa que acontece e que faço questão de manter.
Às vezes tenho de parar o que estou a fazer para registar o objeto. E é esse, para mim, o maior encanto desta coleção que é sobretudo uma coleção minha*. Quando me lembro de registar não posso esperar mais. É apontar e clicar. Já aconteceu, por exemplo, estar a fazer a sopa para família e parar de descascar uma courgete por ter de ser imediatamente fotografada :)

*a certa altura comecei a pedir a algumas pessoas que usassem a # em determinadas fotos, havendo assim, no instagram e também no tumblr, algumas fotos de outras pessoas que são “escolhidas a dedo” por mim.


2) Para quem vê agora parece-nos uma série com um tema preparado. Foi assim, algo que querias fazer ou aconteceu por acaso? Conta-nos como foi.

Sim, agora parece que é uma série com tema preparado mas aconteceu por acaso. Mais do que uma série é uma coleção que nasceu espontaneamente na minha conta de instagram. No início era apenas um conjunto solto de fotos de coisas que eu aprecio e que foi crescendo. A certa altura a @ritacordeiro, a minha instagrammer favorita, disse-me:
- Tens de arranjar uma # para as tuas fotos com as coisas na mão!
Assim fiz e o que era um conjunto de fotas soltas transformou-se numa coleção e não parou de crescer. Claro que passou a ser mais consciente a compilação agora que tinha uma "casa".
As fotos acontecem sempre que no meu dia a dia me cruzo com coisas dignas do meu “selo de aprovação". Um objeto, um alimento, o que for. Há cerca de dois meses senti que era tempo de a coleção ter um espaço próprio onde eu e quem vem seguindo a coleção a pudesse apreciar toda junta. Nasceu o escolhidosadedo.tumblr.com. Parece que fiz bem porque recebi, inesperadamente, muitas reações positivas, e até o teu convite para esta entrevista.

3) Acho que na forma como as coisas acabam por surgir no teu feed de imagens, consegues pegar em algo banal e fazer dele um objecto digno de moldura. Este projecto tem algum objectivo futuro?

Obrigada, Silvia. É mesmo essa a intenção que tenho ao fazer estas fotos desde o ínicio:
- retirar algo do seu contexto quotidiano, isolá-lo, colocá-lo num pedestal e percepcionar o objecto de outra forma. Fico feliz por conseguir passar essa mensagem.
Futuro?! Bem pensado. Queres ver que a tua pergunta é o começo de alguma coisa? Até agora não tinha pensado nisso. Objetivo futuro: talvez pensar nisso.

4) Todas estas fotos surgiram graças ao instagram, e vejo que tens sempre uma presença muito activa nas redes sociais. Gostas de comunicar desta forma? O que pensas sobre as redes sociais e a forma como comunicamos com elas? O que é para ti um bom comunicador nas redes sociais?

Gosto de comunicar. Eu acho que a forma de comunicar nas redes sociais é igualzinha às outras formas de comunicação entre grupos de pessoas mas com um ultra megafone encostado à boca e uma caneta de tinta permanente na mão!
Todas as nossas ações geram reações seja nas redes sociais virtuais ou nas redes sociais reais, como a da mesa do café, ou a dos colegas no local de trabalho. Aqui é só uma questão de escala e de perpetuação do que se comunica, para o bem e para o mal.
Eu, particularmente, nas redes sociais gosto da partilha de conhecimento e de imagens, de me poder ligar a pessoas com interesses comuns e nalguns casos ir estreitando as empatias tal como fiz a vida toda com as pessoas que se iam cruzando comigo em pequenas redes sociais: a escola, os desportos, o trabalho, os amigos dos amigos. Gosto também muito do poder de escolha do que vejo ou sigo. Talvez seja essa, para mim, a melhor característica destas novas formas de comunicação. O poder de escolha.
Talvez seja uma visão muito linear e pragmática da coisa mas isso sou só eu a ser eu própria.
Para mim um bom comunicador das redes sociais é alguém que é genuíno, que tem um caminho e identidade própria e que não se afirma por oposição aos outros. Alguém que é cortês e simpático sempre.

5) Por último, blogs, és uma fã de tumblrs onde reúnes imagens. És leitora de muitos blogs? Queres nos deixar alguns endereços? O que te cativa num blog?

Gosto mais de blogs de ver do que de blogs de ler. As minhas leituras online faço-as, maioritariamente, nos clássicos New York Times, Vogue US e Harpers Bazaar US.
Gosto de saltar de blog em blog e apesar de seguir alguns há bastante tempo nunca os tive em lista de feed. Gosto de os ver no seu ambiente natural e do acto de lá ir ao meu ritmo.
Desde que me alistei no instagram (06/2012) confesso que diminuí os meus passeios pelos blogs. O meu tempo livre é o mesmo e a oferta é substancialmente maior.
O que me cativa são blogs com conteúdos de design, moda e lifestyle com sentido de humor, generosidade e boa apresentação visual.
Em jeito de #escolhidosadedo hoje, aqui, "pego" e "ergo" o Mrs. Lilien que é um dos meus favoritos e representa na perfeição o que me cativa.


5 comentários:

  1. Simples, clara e objectiva!
    Nada mais a acrescentar, só .....por ser suspeito.
    um bj
    lano e mécia

    ResponderEliminar
  2. Fotos e entrevista muito interessantes. Obrigada pela partilha. Escolheste mesmo a dedo! bj

    ResponderEliminar
  3. MARAVILHOSO!! adorei! :D

    ResponderEliminar