estilo português

29.8.14
Hoje em dia somos inspirados por casas e estilos de todo o mundo.
Os ares clean e brancos do estilo nórdico já invadiram muitas páginas de blogs nacionais e a moda da recuperação de peças antigas que se cruzam com novas nas casas também já não é novidade para ninguém.  Lojas como o Ikea trouxeram o design acessível a muitas famílias e o conceito de que mudar de móveis e decoração pode ser tão simples como mudar de roupa.
Se por um lado isso abre portas a todo um novo conceito de casa, por outro reduz a possibilidade de se pensar em comprar peças para a vida a toda.
Quando visitei a casa da minha avó após a sua morte uma das coisas que me ficou gravada é que todo o seu recheio estava lá desde sempre. As peças em cima do balcão eram as mesmas, a toalha da mesa também, os candeeiros, tudo, nada tinha mudado desde a minha infância.
Isso hoje em dia seria impensável. Compramos com a certeza de que se nos fartarmos não teremos problema em substituir o que quer que seja.

Por outro lado assistimos a um reviver do 'ser e viver português', graças em grande parte ao projecto da Vida Portuguesa, agora está um pouco por todo o lado e ainda bem.
O estilo português é muito rico de peças e padrões únicos, tecidos, cerâmicas, madeiras, mantas e outros elementos que não só falam das nossas tradições como dão cor e vida a qualquer casa. 

As peças que ilustram este post são da Of Ceramics, uma empresa de Ílhavo que produz artesanalmente peças para todo o mundo.
A OF Ceramics descreve-se como fazendo a cerâmica artesanal mais bonita do mundo. E eu sei de muitas pessoas por esse mundo fora que concordariam com isso. Eu, por aqui não me importava nada de ter uma cozinha e mesa recheada com estas peças lindas.
Ver mais aqui no Facebook ou no site.

2 comentários:

  1. Gosto muito. A minha avó tem loiças com desenhos semelhantes...mas muito antigas. Já disse a ela que quero um dia ficar com tudo. Para ela estimá-las super bem :)
    douradorosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar