alguém que meta mão nisto!!!!

18.8.08

PORTO, originally uploaded by ruigualberto.

hoje fui ao porto e para pena minha esqueci-me da máquina, mas por sorte encontrei no flickr exactamente o que precisava...uma foto desta loja!
para quem é do porto ou por lá anda com certeza que se lembra daquelas duas lojas logo a seguir à machado joalheiros, uma era uma loja de papel de parede muito antiga e a outra de casacos de pele. ambas as lojas eram lindíssimas, pela sua arquitectura e design, sendo que esta última tinha uma decoração de conto de fadas, com candeeiros imponentes no tecto, talha dourada nos armários, chão de madeira, etc, etc...
a loja do papel de parede lá foi para as mãos de um chinês qualquer, que em meia dúzia de dias transformou aquilo num galinheiro de plásticos e luzes néon:(
hoje resolvi ir espreitar a loja dos casacos de pele, pois lembro-me que tinham modelos dos anos 60/70 líndissimos com cortes fantásticos, na altura não me atrevia a lá entrar por causa dos preços, mas agora isso não me incomoda nada...e lá fui eu...
qual não é o meu espanto quando chego e verifico que ao todo só haviam para aí 20 casacos, o mobiliário e espelhos estavam encostados às paredes, as montras tinham umas aplicações de chão e parede a imitar pedra, mas em plástico, do mais foleiro que se pode ver, e, lá dentro num dos armários de talha dourada, sentado, um sr. a ler o jornal.
entrei...
- boa tarde!
- só tem estes casacos?
- sim, são os restos que estão aí nesse cabide.
- vão fechar?
- não, vamos mudar de ramo.
- ai sim? para o quê?
- venha para a semana e já vê
(nota: quem se ilude que os comerciantes velhinhos que estão nas lojas são muito simpáticos e prestáveis, engana-se redondamente. geralmente, para as pessoas com ar jovem e de poucas posses como é o meu caso, são de uma antipatia congelante, acho que estão sempre com medo que lhes roubemos alguma coisa!)
- não me diga que vão tirar tudo o que aqui está dentro? (digo eu a olhar para os fantásticos espelhos e mobiliário)
- venha para a semana e já vê!!!!
(desloco-me para ver os casacos de homem)
- esses casacos não são para si, são de homem
- eu sei, boa tarde

começou a irritar-me o homem e saí já sem pena nenhuma dele e até a pensar, "com essa simpatia não admira que o negócio não te corra bem"

enfim, fora a triste cena do comerciante, tenho a certeza que vão fazer daquilo outra loja dos chineses!!! não acredito! não haverá por aí alguém que tenha ganho o euro milhões e queira deitar mão a estas coisas??? já não falo da câmara, mas alguém rico???
a rua 31 de janeiro, outrora rua de santo antónio, já foi uma das ruas com as lojas mais chiques do porto, hoje é de fugir! depois chegas ao cruzamento com a santa catarina e a loja da esquina, que também já foi digna de espanto...fechada...sem nada lá dentro...sem ponta do glamour de outros tempos...e olhas para a direita, e vês o cinema águia d'ouro a cair, no qual alguém escreveu a vermelho "e tudo o vento levou"...
pois é, e tudo o vento vai levando nesta cidade linda de morrer, com tantos edifícios e lojas a serem perdidos no esquecimento e no abandono!
não há por aí alguém interessado em meter mão nisto?

já agora, se alguém ler este post e para a semana se deslocar para esses lados do porto, por favor tire uma foto ao belo serviço que eles vão fazer da loja e mande para aqui...apenas para sabermos se os chineses ganharam de novo ou se o "puorto" ainda se vai conseguir manter de pé!

3 comentários:

  1. Bem dito!
    Infelizmente também se passa o mesmo na cidade de Lisboa.
    Noto-o até nas linhas do metropolitano, a linha verde é a que tem gente mais envelhecida.
    A zona da Morais Soares, que em tempos tinha bastante comércio, está deserta, com lojas chinesas "porta-sim, porta-sim" e muitas estão fechadas. Subsistem as farmácias (são 3) à custa dos idosos que por ali habitam.
    É uma pena as grandes cidades do nosso país começarem a ficar desertas de população jovem... quem me dera ganhar o euromilhões...!

    Felicidades!

    ResponderEliminar
  2. Ah como eu te entendo e subscrevo inteiramente o que dizes... é uma dó de alma!

    ResponderEliminar
  3. Ola! Eu sou do Porto mas vivo em Amsterdao. Acredito que um dia a situacao vai melhorar. Muitas cidades ja passaram por essa ma fase. Por exemplo, nos anos 60 existiam ca alguns bairros historicos muito degradados (um era mesmo para ser arrasado), mas as pessoas mais novas comecaram a preferir viver no centro da cidade e a recuperacao comecou. Agora 'e "fogo" viver aqui quando comparado com os suburbios familiares.

    Por isso acredito que um dia sera' moda viver no centro do Porto em vez de num condominio fechado em Matosinhos. Nesse dia a cidade ira mudar!

    ResponderEliminar