chapa na cara

22.1.14
Messy hair lover! #selfie!
Oh não! Haverá coisa mais irritante do que uma selfie? A última grande moda? A vossa própria cara, espalhada pelo vosso blog, os vossos murais? Isso é demais...um abuso...
No outro dia até corria uma onda de copiar e colar textos no FB com nomes de conceituados artistas para acabar com esta coisa das fotos das pessoas e...elevar o nível, lá está. A mim não me parece que colar no meu mural as maminhas das Marylin Monroe tenha mais nível do que as minhas olheiras, mas isto sou eu. Esquisita.

E eu, pecadora me confesso, gosto de ver selfies. Gosto do lado tosco com que são feitas e nas situações mais variadas possível. No instagram, no facebook, nos blogs, onde for. Mas mais do que a foto do momento, gosto de perceber mais alguma coisa sobre o que está por trás. Afinal quem são estas pessoas com quem me cruzo na internet?

E nos blogs já todos conhecemos as casas, as roupas, os filhos e os sapatos das bloggers, mas pouco ou nada delas próprias. Não preciso de saber coisas profundas sobre a vossa existência, mas gosto de saber um pouco sobre o que pensam e o que sentem nos momentos mais corriqueiros da vida. E acho que quem me lê também gosta de saber sobre mim.
Se já todos percebemos que o que nos faz visitar as páginas uns dos outros é esta coisa da identificação, então é na partilha de uma visão pessoal sobre a vida que a distinção se faz.

E a exposição? Pois claro, a exposição é sempre um 'pau de dois bicos' e eu que o diga, que no outro dia vi a minha cara a fazer de perfil de uma outra rapariga que não era eu. Assustador. Mesmo.

Produzir conteúdo com imagens, ideias e palavras nossas é uma forma de exposição, podem ter a certeza que é. E por vezes chega a ser perigosa. Mas se ninguém o fizer a internet deixará de ter qualquer cariz humano e passará a ser um conjunto de máquinas a republicar notícias e imagens, com as mesmas palavras, os mesmos conceitos, as mesmas ideias, as mesmas imagens.

Dêem uma 'chapa na cara' de vez em quando e ponham-na cá fora. Um sentimento, uma palavra, uma ideia, uma piada, um batôn, qualquer coisa se for acompanhada de um rosto tem outro significado.

Este post, sobre um assunto que já andava na minha cabeça há semanas, foi totalmente inspirado na Jenny do DOS Family e neste post que ela fez: the selfie I love you, pois aconteceu o que vos referi acima, identifiquei-me.

(podem e devem dizer o que pensam ali na caixa de comentários, estamos cá para isso).

8 comentários:

  1. Não podia deixar de comentar...
    Este coisa da exposição é mesmo um pau de dois bicos e eu ando sempre às cabeçadas (interiormente) com o assunto.
    Mas adorei o que escreveste... como sempre!
    Para mim é mais fácil dar-me a conhecer através de palavras do que imagens... mas sinto necessidade de o fazer e de vez em quando lá vai uma foto...porque também eu gosto de ver a cara de quem sigo e admiro.

    Um grande beijão!

    ResponderEliminar
  2. muito bom, e vindo da jenny é deveras interessante!! eu adoro selfies, mas eu não as faço... acho que não vale a pena verem-me! lol

    ResponderEliminar
  3. Gostei de te ler, aliás como sempre. Quanto aos Selfies, gosto.
    ... a malta complica um bocado, não?

    ResponderEliminar
  4. Também gosto de "chapas na cara", mas a maior parte está na gaveta...

    ResponderEliminar
  5. Não tenho nada contra as selfies. Até as há mesmo muito engraçadas.

    No entanto, tenho um certo desagrado por perfis de pessoas que não postam mesmo mais nada além de selfies... quando começo a ver num perfil apenas e só selfies, começo a ficar um pouco incomodada... não sei bem porquê! Lá está, tudo o que é demais enjoa... só isso.

    ResponderEliminar
  6. Não podia concordar mais.
    Sempre fui um pouco relutante em incluir a minha foto no blog, mas acho que começo a deixar cair as barreiras. A humanização da internet é isso mesmo. :)
    Este post quase que podia começar um movimento...

    ResponderEliminar
  7. Eu raramente sou 'contra' alguma coisa nas redes sociais...faz-me um bocado de confusão quem diz que aquele só mete x no blogue, que ridículo..que o outro só mete fotos de animais, que ridículo..enfim, acho que cada um faz dos seus espaços aquilo que bem entender, quem quiser vê, quem não quiser, passe à frente... Portanto, não me importo nada de ver selfies :D acho muito bem **

    ResponderEliminar
  8. Ahhhhhhhhhhhh..não sou a única a apreciar :)

    ResponderEliminar